Soluções customizadas em Gestão Estratégica de Desempenho. Mais de 30 anos de especialização na formação e desenvolvimento de líderes e gestores. Mais de 5.000 líderes treinados.
Notícias
   
Como Exercer Uma Liderança Com Excelência?
NOVO PRODUTO: "FEEDBACK CONSTRUTIVISTA"
Motivação
Motivação - Profissionais motivados, empresas desenvolvidas
Liderando as Novas Gerações em Todas as Áreas da Economia
A Visão antes do Planejamento
A importância de valores organizacionais bem definidos
Liderando as Novas Gerações
Conflito de gerações
Workshop Sensibilização para Excelência
Papel da Comunicação na Liderança
Como Liderar a Geração Y
Como Liderar Equipes
Como Liderar na Crise
Liderança
Motivação de Pessoas
Votorantim Cimentos reconhece talentos com o Programa "Fast Track"
Os gurus do management
Liderança será tema do próximo encontro da Tailor Made Consulting
Tailor Made realiza palestra sobre tendências de RH para o futuro
Equipes de Alta Performance

Liderança

Revista Channel Word por Genilson Cesar

Para Carlos Alberto Barreiro, diretor da Tailor Made Consulting, uma das principais empresas no segmento de preparação de liderança e gestão organizacional, o gerenciamento de equipes não requer grandes segredos. “O primeiro passo é estimular as pessoas a pensarem”, explica o consultor. “Quando se tira essa possibilidade do indivíduo, ele perde toda motivação. E, assim, mesmo que a empresa investir nos melhores salários não vai conseguir ter uma equipe motivada”, complementa Barreiro. Ainda de acordo com ele, o sucesso para estimular os funcionários está também em eleger as pessoas com as competências certas para cada função. “Depois, resta complementar a capacitação”, explica o executivo.

A partir de sua experiência, o consultor ensina que outro conselho importante para manter a equipe afinada aos objetivos da companhia está relacionado ao treinamento. Nesse sentido, segundo Barreiro, quanto melhor capacitadas as pessoas, menos elas necessitam da supervisão direta de um gerente. “Com isso, já vi casos de empresas com até 400 pessoas e que não precisam de uma supervisão da gerência”, exemplifica o especialista.

Da mesma forma, ele avalia que os empresários devem ficar atentos para evitar a competição entre pessoas ou entre equipes da organização. “A concorrência sempre existe, mas é algo que deve ser minimizado dentro do ambiente corporativo. Pois esse tipo de situação também leva à desmotivação”, explica. No entanto, o especialista admite que essa tarefa de gerenciar crises entre pessoas nem sempre representa uma missão fácil, especialmente em grandes corporações. “Numa empresa de médio porte, os processos são mais claros e os gestores têm visão sistêmica do todo”, justifica Barreiro, citando assim que essas empresas levam vantagens frente às gigantes.

O consultor insiste, contudo, que as empresas precisam estar abertas a criar uma nova cultura organizacional. “Por isso, trabalhamos primeiro na preparação dos líderes, para só depois atuar com o time de colaboradores”, conclui o especialista.

Retornar

 

R. Arandú, 205 – cj 603 – Brooklin – Cep 04562-050 - São Paulo – SP
Fone: 11 9 8586 3479  –  11 5506 8053   
tmc@tailormadeconsulting.com.br


Site desenvolvido por Código Tecnologia