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                                              Motivação de Pessoas   
   
Revista Harvard Business Review
http://edivancardoso.ubbihp.com.br/index.html  
   
Não há truques para motivar os outros. É preciso um entendimento claro e sem preconceitos da situação em questão, uma profunda compreensão dos caprichos da natureza humana, tanto na esfera individual quanto na grupal, o estabelecimento de expectativas e metas razoáveis e a adoção de um conjunto equilibrado de incentivos tangíveis e intangíveis. Em outras palavras, é algo que requer muita reflexão e muito trabalho. Quando uma organização está sob pressão ou em crise, tais desafios tornam-se ainda maiores.

Alguns líderes de destaque em suas atividades descrevem suas táticas na hora de enfrentar estes desafios:

"PARTA DA VERDADE - Um confronto realmente honesto é difícil. Ninguém pode tirar conclusões sobre um problema e jogar a culpa nos outros. Para motivar alguém a mudar, é preciso fazê-lo encarar um espelho. Depois, estabelecer aspirações elevadas, mas tangíveis, e, por fim, marchar com o pragmatismo da realidade para as aspirações".
Carly Fiona, Presidente da HP Palo Alto

"FAÇAM COM QUE SINTAM ORGULHO - Reforce a auto-estima individual, instale o processo de feedback positivo, aplauda as iniciativas e os dons naturais, abrace os conceitos e as intenções".
Chauncey Veatch, Professor da Coachella High School

"APOSTE NOS VALORES - O segredo para um líder servir de motivação a alguém está antes em respeitar valores simples como honestidade, justiça e generosidade. Nunca tive que comprometer os meus padrões ou valores. É assim que me mantenho motivado e é assim que me empenho para motivar os outros".
L.M. Baker Jr, Presidente do Banco Wachovia, NC

"SEJA UM DISCO RISCADO - As pessoas não podem - e não irão - ajudá-lo muito se não souberem o que está acontecendo, o que se espera delas e o que o futuro reserva. É preciso repetir as mensagens de direcionamento, inspiração e conforto diariamente, de diversas formas. Quando a comunicação é constante e sistemática para todas as partes interessadas (funcionários, investidores, clientes, mídia ou alta direção) as pessoas sentem-se parte de um time e, mais importante, respeitadas, o que os motiva a vir para o trabalho todo dia".
Robert Eckert, Presidente da Matel, CA

"CUIDE DE QUEM PODE MENOS - Quem está no topo das organizações - os que ganham mais - costuma esquecer de como as coisas são difíceis para quem está na base. Se um líder conseguir fazer as pessoas da base sentirem que há consideração por elas, se ele estabelecer limites à sua ganância, e seus funcionários perceberem, a organização inteira vai se sentir inspirada e motivada".
Herb Baum, Presidente da Dial Corporation, AZ

Seguindo o exemplo da revista Harvard Business Review, a consultoria Tailor Made perguntou a profissionais brasileiros o que eles fazem para motivar pessoas. Veja as respostas:

"Na minha opinião não se obtém tal prática através da complexidade ou teoria que o valha, mas sim via simplicidade nas relações profissionais. De que forma? Através do diálogo sincero, transparente, verdadeiro e constante entre as pessoas que compõem a organização, seja na forma de pares ou principalmente na relação superior hierárquico e subordinado. A credibilidade nas ações, intenções, informações, entre outras variáveis é o grande trunfo para obtenção de excelentes resultados, não só via motivação, mas principalmente pela inspiração das pessoas que gera prazer e realização no trabalho".
Miguel Feres - Gerente de RH da Santher - Fabrica de Papel Santa Therezinha

"Isto me faz lembrar que atrás de um equipamento, máquina, computador ou qualquer processo sempre tem uma pessoa para apertar um botão ou para cumprir uma tarefa. Tendo isto em mente, devemos buscar formas e maneiras para estimular este público a executarem suas tarefas, com a devida segurança, com a qualidade requerida e com a produtividade necessária para manutenção de um negócio. Entre as diversas formas para tirar o máximo proveito de uma organização precisamos:
-definir o perfil do colaborador de acordo com a função a ser executada;
- complementar o perfil ideal com programas de treinamento, tanto técnico quanto de cultura geral;
- estabelecer forma de remuneração que premie a dedicação, competência e produtividade do colaborador;
- estabelecer meios de comunicação entre todos os níveis da organização permitindo que o pessoal de chão de fábrica possa conversar com o presidente da empresa e vice versa;
- usar transparência nas ações da empresa e principalmente no que é esperado de cada colaborador;
- propiciar ações associativas, principalmente aquelas destinadas a ações sociais internas e externas junto à comunidade;
- permitir a competitividade entre os colaboradores, desde que haja ética nas ações;
- estabelecer ferramentas que force a liderança a conduzir "coaching" regulares com seus subordinados;
- antecipe-se às expectativas do pessoal evitando que uma vontade vire uma reivindicação.
O resultado da somatória destas ações propiciará uma energia voltada única e exclusivamente ao sucesso da organização. O colaborador deve vir trabalhar feliz. Entreviste-o à entrada do turno. O resultado é surpreendente".
Antonio Trujillo, Gerente de RH da Cebal Brasil

"A política da Latina é a "Gestão Participativa" e "Gestão por Resultado". A empresa procura implementar e manter um ambiente de trabalho fundamentado no comprometimento dos colaboradores com os resultados da empresa. Na prática, isto é realizado com a redução de níveis hierárquicos e remuneração compatível com o tamanho da empresa e do mercado. Além disso, a Latina investe no bem-estar de seus funcionários, patrocinando esportes e atividades culturais. Internamente, a empresa mantém uma área de recreação e lazer para jogos, onde fazemos torneios com a finalidade de integração entre os colaboradores.
A estratégia principal da empresa é o capital humano. Por isso, saúde e segurança no trabalho fazem parte de uma política efetiva da empresa, compreendendo ações educativas e preventivas, exames periódicos e condições adequadas no ambiente de trabalho. Um dos programas implantados pela Latina, o "Empresa da Saúde", tem como objetivo realizar um trabalho preventivo, através da identificação de grupos de pessoas com predisposição à determinadas doenças. Para esta população, são realizados exames específicos e palestras. O convênio médico é estendido aos dependentes. Enfim, procuramos atender às necessidades do funcionário de modo que ele sinta-se parte do processo, e investimos em seu potencial para, juntos, realizarmos um trabalho melhor e mais prazeroso".
Valdemir Dantas, presidente da Latina Eletrodomésticos S/A

"Acreditamos que a obtenção da melhor performance das pessoas dentro de nossa organização é conseqüência direta do clima existente. E esse clima é totalmente impactado pelos diversos estilos de liderança existentes na Empresa. Assim, temos convicção de que os líderes têm papel fundamental neste processo de obtenção da melhor performance. Portanto temos feito na Atlas Schindler exercícios constantes junto aos diversos líderes, nos quais promovemos uma reflexão profunda a respeito da importância de seus papéis. Essas reflexões estão suportadas por avaliações 360 graus, nas quais os líderes recebem feedbacks de seus subordinados, gestores e pares, com uma conseqüente elaboração de planos de ação. Obter o máximo de desempenho tem a ver, obviamente, com colocar as pessoas certas nos lugares certos, estar atento permanentemente para as diferenças individuais da equipe e, principalmente, acreditar verdadeiramente que o local de trabalho também é um lugar para se viver e ser feliz. A máxima performance, por longos períodos de tempo, é decorrência disto".
Vladmir Stancati - Supervisor de Treinamento & Desenvolvimento - Elevadores Atlas Schindler

"Na FERSOL - Indústria e Comércio Ltda. todos os colaboradores são estimulados a participar de um processo de comunicação direta e transparente com o próprio diretor-presidente, com o seu comitê diretor e com o departamento de Recursos Humanos. Dentro da Visão da FERSOL o entendimento é que não há resultado positivo se o colaborador não conhece as atividades da empresa na qual trabalha e não confia nela. A FERSOL fundamenta sua atuação por valores éticos, claramente definidos como políticas afirmativas. A crença nesses princípios é um fator essencial para o sucesso e para a credibilidade institucional, expressando o respeito, a consideração e o compromisso para com seus colaboradores; e valorizando e promovendo a educação e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. A adoção dessa política na área de Recursos Humanos privilegia a contratação de mulheres e as chamadas minorias. Hoje, nosso quadro de colaboradores conta com 38% afrodescendentes, 61% mulheres, 26% Terceira Idade e 3% portadores de deficiência, o que deve se ampliar nos próximos anos".
Michael Haradom, diretor-presidente da FERSOL - Indústria e Comércio Ltda.

* Adaptado da Revista Harvard Business Review, em conjunto com os depoimentos obtidos pela Tailor Made Consulting

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